sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Akira Toriyama / 鳥山 明

Simples, irreverente, mestre.


Hoje vou falar de um dos mangakás que mais admiro, o tal Akira, que aliás todo mundo conhece por conta de dragon ball, mas acreditem ele vai bem mais além.
Como quase todo mundo, eu também conheci a obra dele, assistindo dragon ball na tv globinho e falando "oi, eu sou o goku" junto com o dublador Wendel bezerra, mas quando comecei a colecionar mangás, vi que a conrad publicou vários one-shots (mangá volume único) do autor, e fiquei curiosa sobre o "Akira além de dragon ball", e conheci histórias, que além de muito bem humoradas, tratam de um certo apelo sexual, atualidades e crítica social, tudo muito bem mascarado nos personagens bizarros que ele cria. Então eu vou dar uma visão geral e resumida aqui sobre essa obra mais "desconhecida" dele (;

Dr Slump

Esse mangá é um clássico de 1980 que ainda não tenho o prazer de ter em minha coleção T_T (ele é raríssimo, tonou-se muito caro)! Conta a história de Arale, uma robõ miópe e super forte, que vive na vila pinguim com Dr Slump (seu criador) e mais um monte de gente estranha. Arale é obcecada por cocô (sim, isso msm), pois não entende o motivo de não poder fazê-lo!
Dá pra perceber que é uma obra humorística, foi ela que deu destaque ao autor, sendo inclusive, adaptada para animação!

Sand Land

Tenho muito orgulho de tê-lo em minha coleção, é de longe o melhor one-shot do Akira, talvez por conter críticas pesadas contra a guerra, ganância humana e afins.
Em uma futuro não tão distante, quase não existe água no planeta, e há constantes lutas entre humanos e demônios pelo precioso líquido, Lao é um xerife aposentado, que junto com Beelzebub e Thief (dois demônios poderosos) vai em busca da "fonte dos sonhos", uma provável fonte d'água que há escondida pelo deserto, claro que isso não será nada fácil!

Neko Majin

Eu já falei desse mangá aqui no blog, trata-se de uma grande intertextualidade de histórias do Akira, misturadas ao NekoMajin,q eu depois foram agrupadas em um tankoubon, que apesar de caro, é bem luxuoso U_U (com direito à páginas coloridas). mais informações aqui!

Marusaku

E por último (tbm foi o último que comprei haha), o marusaku, que ao contrário do que eu pensava, não é uma história seriada em 3 volumes, são 3 volumes com histórias aleátorias criadas pelo Akira e publicadas no tempo que era um pseudomangaká por assim dizer, foram publicadas por volta de 1983 em diante e compiladas no tankoubon, gosto particularmente da história "tomato, a policial gatinha" (risos, muitos risos)!


Deixo então a dica, sem dúvida dragon ball é uma obra de arte, mas pra quem não gosta de se limitar, pode ter acesso a todas essas obras, pois todas foram publicadas por aqui ^^
É divertido ver também as anotações pessoais que o Akira faz nos mangás, ele conta por exemplo que começou a fazer mangás após ter saído do emprego com seus 20 poucos anos, e sua mãe negar dar-lhe dinheiro, então ele começou a fazer quadrinhos aleatórios e enviar pra Jump, alguns foram publicados, mas não renderam muita coisa, foi só mesmo depois de Dr Slump, que ele conseguiu notoriedade!
Tem outros mangás publicados que não comentei, porque ainda não adquiri T_T , como kajika, mas, em breve falarei deles tbm xD
Para terminar, eu queria deixar claro que mesmo o traço do Toriyama sendo simples e pouco trabalhado, ele é extremamente característico, e mais do que o traço, ele tem o dom de escrever boas histórias, fazendo que a aparêcia não conte muito! Sem dúvida, ele é um dos meus mangakás favoritos (:

3 comentários:

  1. Muito Boooom *---*
    ótimo Post u_u
    Eu ja sabia desde que fui me informar mais sobre o Akira dos OneShots, mas nunca tive a oportunidade de ler muitos deles T_T
    Akira é e sempre será o Mestre dos Mestres u_u

    Parabéééns Pelo Blog Raquel, Continue Sempre Assim, Sempre, Sempre, Sempre *--*

    ResponderExcluir
  2. Adoro o jeito que o Akira faz os personagens, traços e cores.
    Não consigo digerir o fato da obsessão da Arale por cocô!! gente socooooorrr
    Ótima postagem ;D

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia os outros trabalhos do Akira...
    Ótimo post!!! Hey seguindo seu blog, segue de volta?
    Obg *-*
    http://therevolucaonerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir