domingo, 15 de abril de 2012

Bonecas kokeshi / こけし

Hey ho minna-san ^__^ , o tema de hoje é mais cultural, falarei sobre essas belas bonecas japonesas que diferente do que muitos pensam, não foram criadas com o intuito de enfeitar os ambientes, hoje vamos conhecer esse marcante artesanato.

As kokeshi tradicionais, são bonecas artesanais feitas de madeira(o tipo de madeira varia), os corpos não possuem braços nem pernas, e suas cabeças tem tamanhos deproporcionais, as cores utilizadas variam entre branco, preto e vermelho principalmente, além de estampas florais.

Não há um consenso quanto a sua origem, existem diversas lendas acerca:

"Algumas versões defendem que a kokeshi seria a representação de uma lenda horrenda, que narra que na região de Tohoku (norte do Japão), houve um período de intensa escassez de alimentos e crianças foram sacrificadas para servirem de alimento. Por isso, a kokeshi não teria braços e pernas.
Na outra ponta do país, em Okinawa (ilha do extremo sul do Japão), a kokeshi foi adotada como parte das cerimônias fúnebres de crianças que não atingiam 1 ano de idade. Era comum acreditarem que a alma do bebê morto fixava-se na boneca e os familiares então ofereciam doces, alimentos e origamis à kokeshi, para que a alma do bebê não se sentisse perdida na situação além-morte.
Levando-se em consideração que no Japão antigo só existiam as bonecas de porcelana, que por serem muito caras, eram acessíveis somente às crianças das famílias mais ricas, a kokeshi tornou-se a opção para todas as outras crianças e por essa "democratização" do brinquedo, consagrou-se como objeto de grande apreço das pessoas. Diz-se até que, por suas formas arredondadas, eram dadas aos bebês na fase dos primeiros dentes, como "mordedor" (o que pode ter sido o ancestral dos massageadores de gengivas que oferecemos aos nossos bebês hoje)".  fonte: asiashop






O caso é que independente de sua origem, essas simpáticas bonecas são utilizadas como enfeites inclusive no ocidente, e eu diria que com o capitalismo, o material usado e as formas de adorno ficaram mais para o gênero pop, e são hoje vistas em capas de caderno, chaveiros, colares, e também como enfeite para estantes.

Por hoje é só, espero que tenham gostado da postagem (;
Eu sou fã dessas bonecas, ainda pretendo comprar várias para decorar meu quarto *--*
ja ne minna-san, oyasumi :*

4 comentários:

  1. Super interessante a história dessas bonecas.Gostei do post e também me desculpo por estar sumido nos comentários nesse fim de semana (por motivos justificáveis é claro) rsrs,até a próxima.

    http://otakunarede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem legais essas bonecas, não conhecia esse lado meio macabro delas, achei bem legais essas versões das histórias...
    Eu sempre achei as kokeshi marecidas com as matrioscas. Você não?
    Quanto ao J-Rock, sim eu gosto e francamente até hoje não entendi a diferença desse estilo com o rock alternativo, é muito parecido.
    Obrigado pela visita.
    Abç

    adraftbox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Continuem comentando pf ^_^
    elas realmente parecem com as bonecas russas, será q tem alguma ligação? .-.
    é verdade, agnt fala jrock, mas ele faz universo do rock em geral *--*
    obrigada pelas visitas (;

    ResponderExcluir
  4. U.U, que verdade mais macabra, kkk. Minha mãeue adora enfeitar a casa com essas bonecas, mas são mesmo muito bonitas ^^
    E em comemoração ao aniversário de 1 ano do blog, estamos promovendo um super concurso!
    Não deixe de conferir e participar ^^

    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir